Predestinadas - Jessica Spotswood (As Crônicas das Irmãs Bruxas III)


Predestinadas é o volume final da minha amada Trilogia das Irmãs Bruxas. Nele a gente descobre como aconteceu a tão temida (e esperada) profecia e o qual foi destino das personagens. Todos os livros da série, desde o início, abordaram a forte opressão contra as mulheres e contra as bruxas, e como isso influenciou todo um povo, principalmente nos momentos de crise. Dominadas, inicialmente, pelos Irmãos da Fraternidade  fanáticos do clero que cometiam os atos mais cruéis possíveis apoiados em seu poder  as Irmãs passaram acuadas pela fase do medo e da revolta. Em Predestinadas, elas colocam em prática tudo que sempre sonharam em fazer, e lutam pela liberdade não só das bruxas e das mulheres, mas de todo o povo. Lembrete rapidíssimo: se você não leu os dois primeiros livros, corra daqui. Tem spoilers revoltantes!

Cate não consegue acreditar que Maura tirou as memórias de Finn sobre ela (muito menos eu). Os dois tinham um relacionamento muito bonito, e ele era espião na Fraternidade para ajudar Cate. Sem suas memórias, Finn sente um vazio, já que não tem a mínima noção do motivo de estar agindo junto com aqueles homens que tinham ideais que só lhe despertavam repúdio. Todas as coisas que assistia, ouvia, e presenciava estavam o matando por dentro. Mesmo sendo um bom Irmão entre mil, era insuportável fazer parte de algo tão horrível.

(...)-É perfeita. -É, sim - Finn diz, sorrindo. Também sorrio, porque não é para a árvore que Finn está olhando.

E o relacionamento complicado das irmãs fica ainda pior. Cate com seu ódio por Maura, Tess dividida por seu medo e sua raiva, e Maura que mais parece uma marionete nas mãos de Inez, querendo desesperadamente que alguém reconheça o seu valor. E as três tentam com todas as forças não se sentir assim. Só que não é tão fácil... São tempos duros.

Minha vontade é destruí-la. Quero que a xícara de porcelana estoure na mão dela, que os estilhaços a cortem. Quero feri-la da mesma forma que ela feriu a Finn e a mim. A dor surda no meu peito evolui para um rugido assim que penso no nome dele, na promessa de que enfrentaríamos tudo juntos. Ele não vai cumprir essa promessa. Apenas eu me lembro dela.

O resgate do Hospício de Harwood foi o grande feito de Cate até agora, apesar de ter custado a vida de sua tia Zara. Quando os irmãos recapturam as pobres meninas, e marcam uma execução em público, ela decide agir de novo. É realmente difícil achar apoio com a Irmandade tão dividida Cora morreu e Inez quer que as bruxas sejam ainda mais cruéis que os seus carrascos . O risco é enorme: magia em público rodeadas de Irmãos. Com um grupo pequeno e algumas baixas, Cate consegue salvar poucas garotas, mas vale totalmente à pena impedir mais uma barbárie dos Irmãos.

Tudo se complica com essa divisão dentro da Irmandade, das bruxas que querem conviver de forma pacífica e dividir o poder com os homens da Fraternidade, e as que querem infligir a eles todo o mal que já fizeram para as mulheres (e até mesmo suas famílias), bruxas ou não. O perigo de derrubar um governo tirânico e instaurar outro é justamente se tornar aquilo que se lutou tanto para impedir. Cate sabe disso, mas Maura e todas as outras seguidoras de Inez estão tão cegas por vingança que passam por cima de qualquer um só para poder devolver um pouquinho da dor que tiveram durante suas vidas. 

Tess esconde suas visões, amedrontada, e Cate fica muito preocupada. Já Maura parece ter momentos em que volta a ser ela mesma, porém ter uma simples conversa é como dançar sob cacos de vidro. Fiquei tão feliz por Elena ter aparecido de novo, e torci por ela e Maura. Porém tudo fica mais difícil, e Elena não é mágica para fazer todo o rancor da sua amada desaparecer. Isso faz com que a profecia seja cada vez mais temida, principalmente na parte que diz que uma irmã vai assassinar a outra.

"Tess viu algo que Brenna temeu que a fosse destruir. Algo que Tess confessou que não poderia esconder de mim para sempre. Será que ela previu a própria loucura?"

Uma febre fatal se espalha pelas residências mais pobres, e logo grande parte do povo está doente. Os hospitais não dão conta e as bruxas tentam ajudar do jeito que podem sem serem descobertas. Cate se junta a um grupo de resistência, que usa um jornal clandestino para denunciar os feitos dos Irmãos e todas as notícias que eles ocultam nas publicações oficiais. Montando planos e atos rebeldes, aos poucos as pessoas que já estavam cheias de tanta opressão, começam a repudiar a Fraternidade. Como  poderiam odiar as bruxas se quem lhes causa verdadeiro mal não são elas?

Nos momentos finais, tudo entra em colapso, e descobrimos o que a profecia realmente significa, e como as nossas bruxas vão viver daí em diante!

Jessica conta todo um período da nossa História de uma forma um pouquinho mais leve, junto com magia, e alguns finais felizes. Foi uma série incrível, rápida de ler, e muito girl power! Apesar de possuir elementos românticos várias vezes, As Crônicas das Irmãs Bruxas é uma trilogia bem aventureira com várias críticas ao patriarcado, com uma boa representatividade (meninas jovens velhas, gays, hetero, negras, brancas, amarelas). Gostei muito, muito mesmo! Pena que acabou, né? Vou sentir falta de Cate com seu bom coração, Tess com sua fofura, e Maura com sua personalidade. 

Ps: PAREM de odiar a Maura. Ela é 10!
Ps²: Olha que capa linda! Espero que ninguém me mate por ter colocado o livro na grama úmida, mas não pude evitar. O dia nublado estava perfeito para bruxas inglesas.

Leia o primeiro capítulo de Predestinadas gratuitamente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordel de Dandara

Seremos 44% nesta Flip

A Filha do Sangue [Trilogia das Joias Negras] - Anne Bishop