Sandman: Os Caçadores de Sonhos - Neil Gaiman e Yoshitaka Amano


Você não vai encontrar por aí muita gente imparcial se tratando de Neil Gaiman, e com razão. Então, desculpe, mas vai ser difícil para mim também. Os Caçadores de Sonhos é um trabalho antigo: foi lançado pela primeira vez em comemoração ao décimo aniversário de Sandman. Em vez dos quadrinhos, o livro é em prosa com ilustrações. E resultado foi uma verdadeira obra de arte.


E aí que está o ponto. Yoshitaka Amano, que você talvez conheça de outros carnavais (Final Fantasy, Vampire Hunter, Elektra & Wolverine: O Redentor) é um ilustrador maravilhoso, e o melhor possível para a proposta de Os Caçadores de Sonhos. Os desenhos casaram perfeitamente com a atmosfera onírica japonesa. Quando eu vi por 22 reais na Saraiva, comprei na hora ❤


A releitura (que na verdade não é releitura coisíssima nenhuma, e sim puro fruto da cabeça de Gaiman) do conto japonês A Raposa, o Monge e o Mikado dos Sonhos, fala de amor e sacrifício. Com muita mitologia e tragédia (e até vingança) no meio, tal qual os contos japoneses. Após perder uma aposta com seu amigo texugo de expulsar um monge ermitão de seu templo, a raposa se apaixona por ele, e decide ficar para sempre a seu lado.


Certo dia, ela escuta uma conversa muito estranha de um grupo de demônios,e descobre que seu monge vai morrer em breve, com três pesadelos. Na terceira noite ele não acordaria mais. Resignada, procura pelos baku, devoradores de sonhos. Mas nada podia ser feito, a única maneira de impedir que a vida do monge fosse levada, era dando sua em troca. 


Quando acha a raposinha inerte no chão, depois de três dias, o monge corre procurando ajuda. E o Rei dos Sonhos (olá queridíssimo Sand!) mesmo sendo uma opção ariscada, é a única. Cenas encantadoras e entorpecedoras recheiam esse livro, fazendo a gente sonhar também.


Mais uma vez Gaiman não me decepcionou (muito pelo contrário!), embora tenha sido algo bem diferente das outras coisas que li dele. Talvez quem já leu Sandman não tenha sentido essa certa estranheza, mas pode acreditar, é ótimo se sentir estranho às vezes. Os Caçadores de Sonhos é um livro para ler numa tarde de chuva preguiçosa, ou se você ousar, antes de dormir. O romance é belo e as ilustrações estonteantes. Depois de ler com certeza vai dar aquela vontade de guardar num espaço bem visível da estante. É muito, muito amor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O cordel de Dandara

Seremos 44% nesta Flip

A Filha do Sangue [Trilogia das Joias Negras] - Anne Bishop